Theodosina Rosário Ribeiro, a nº1 na política paulista


Em 29 de maio de 1930 nasce na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro. Quarenta anos depois, em 1970, a maior cidade da América Latina a elege como primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo. E, em 1974, a primeira deputada negra da Assembléia Legislativa do Estado, onde ocupou também o cargo de vice-presidente.

Em entrevista ao Portal Afro, concedida em 2006 ao jornalista Osvaldo Faustino, o ex-deputado Adalberto Camargo conta que foi o mentor da primeira candidatura de Theodosina, pelo então MDB, o partido de oposição da época e fala de sua importância histórica:

"A professora Theodosina Ribeiro prestou um grande serviço à Nação. Sem qualquer experiência política, foi eleita vereadora, em São Paulo, com votação só superada pelo jornalista Freitas Nobre. Foi a segunda mais votada pelos paulistanos. Ela se tornou uma referência e estímulo para a nossa raça. Depois dela, outras mulheres negras se engajaram na vida pública."

Theodosina formou-se filósofa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes, e advogada, pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. Na vida pública, teve quatro candidaturas vitoriosas - uma como vereadora e três como deputada estadual.

Comentários

  1. Na decada de 60 também foi diretora do Grupo Escolar Campos Salles.

    ResponderExcluir
  2. A Primeira vereadora negra do estado de SP foi a Ditinha Penezzi em 1950 em Piracicaba.

    ResponderExcluir
  3. A Prof.Theodosina Rosario Ribeiro, foi a diretora o Grupo Escolar Campos Salles onde recebi meu primeiro diploma regular no curso primario no ano de 1965 (dez) suas palavras na cerimonia foram - "Este e o primeiro degrau de suas carreiras, fiquem atentos" sou Marcos Antonio Ferreira Rodrigues - sou hoje EngºOperacional e Administrador de Empresas, moro em Ribeirão Preto e tenho uma empresa de instalação de energia solar eletrica - Saudações diretora

    ResponderExcluir
  4. PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros
    PQNAB! É lançado o pré-manifesto e estatutos do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros em 17 estados da ONNQ unidos a inúmeros movimentos e Entidades Negra ativistas e simpatizantes do Brasil que tem um pensamento em comum, o de assumir a responsabilidade e deveres para nossa comunidade e autonomia e conquistas nossos direitos resgatando e redimensionando o poder de nossos valores em favor de nossa comunidade e da nação. Brasil.Viva Zumbi! Brasil. Para maiores informações e adesões do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros. pelos e-mails pqnab@bol.com.br / p.qnab@ig.com.br / p.qnab@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carl Brashear, primeiro mergulhador negro da Marinha dos EUA