Adhemar Ferreira da Silva, o homem do Salto Triplo e da volta olímpica

O público que lotava o Estádio de Helsinque, nos Jogos de 1952, aplaudia calorosamente um pretinho magrelo, gentil e sorridente. Brasileiro. Seu nome era Adhemar Ferreira da Silva. Ele acabava de receber a Medalha de Ouro do Salto Triplo, depois de quebrar o recorde da modalidade quatro vezes naquela mesma tarde. Em agradecimento às palmas, ele correu em torno do gramado acenando para as arquibancadas.
Estava inaugurado um novo costume: a volta olímpica. Mais que isso, o atletismo do Brasil chegava pela primeira vez ao topo do pódio. Depois disso, atletas vencedores em todos os Jogos passaram a repetir o gesto de Adhemar Ferreira da Silva.
Adhemar repetiu o feito quatro anos depois, em Melbourne. Foi novamente Medalha de Ouro. Não pode competir em Roma-60 porque contraiu uma tuberculose que lhe tirou a chance de uma terceira medalha dourada. Encerrou a carreira de atleta e se dedicou aos estudos. Fez quatro cursos na faculdade, aprendeu cinco idiomas. Foi adido cultural do Brasil na Nigéria, trabalhou como ator nos filmes “Orfeu da Conceição” e “Orfeu Negro”.

Comentários

Postagens mais visitadas