Africanos, os primeiros na escrita

A cerca de seis mil anos, três milênios antes dos gregos, e paralelamente aos sumérios na antiga Mesopotâmia, os povos do Nilo no antigo Egito já escreviam e registravam a sua história. O povo africano não é exclusivamente oral. O continente africano detém o pioneirismo da escrita.

   

Sistema de Escrita Shü-Mom, em Camarões, desenvolvido pelo Rei Njoya em 1896, quando ele tinha apenas 25 anos. É defendido pelo linguista Maurice Tadadjeu que este sistema poderia escrever qualquer língua humana.



Quem escreve sobre o assunto no nosso blog é a estudante de Design na Universidade de São Paulo, Horrana Porfirio Soares, designer no coletivo INÁ Filmes e, se tudo der certo – palavras dela –  futura pesquisadora sobre o povo negro na história do Design.

“A África é o maior escritor-fantasma de todos os tempos”
Autor desconhecido

Comentários

  1. Serio.. Ta de sacanagem? Uma estudante de design querendo dar pitaco nas areas historia da escrita, filologia e linguistica? Meu Deus, deve ser mais um desses debil mentais ativistas afro centrados que acham que o Egito é o umbigo do planeta, que esquecem que o mesmo Egito na epoca nao se considerava como Africa, pois o conceito de Africa como continente surgiu após o desaparecimento da civilizacao egipcia. CLEOPATRA era por exemplo descendente de Macedonia, hoje Grecia. Vale notar que a Africa atual nao é um continente exclusivamente negro, mas sim um continente multi etnico e racial, onde se tem registrado a maior percentagem de miscigenacao racial do planeta comprovado por testes de DNA. Pois é, esse papo de Brasil nacao do futuro de miscigenacao racial é a grande falacia criada pela direita conservadora tupiniquim no periodo Getulio Vargas e propagado pela ditadura militar. Vamos estudar negrada a Africa melhor galera e parar de publicar achismo, uma doenca infantil de brasileiro. Tem muito preto burro e maluco neste meio ativista afro centrado, que vivem cultuando Cheik Diop e Benga, os quais nao passam de racistas academicos que infelizmente criaram um discurso afro eugenista centrado no Egito, uma especie de terra prometida africana. .Mas voltando ao assunto sobre a historia da, escrita tem artigos serio no jstor.org e no Wikipedia. https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_writing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wikipedia, querido, trabalhe o seu inglês só um pouco e estude, se informe das pesquisas feitas no Egito e assine a lista UNESCO e outras de estudos e descobertas arqueológicas. Ainda bem que postou anonimamente, vergonha pura e se vai ofender, não use palavras de derivação dos povos africanos, nem é possível te levar a sério. Visite bibliotecas e estude também. Se conseguir, e peça ajuda, pesquise os grupos de estudos sobre Diop nas universidades francesas, acho que já tens dever de casa suficiente. Não recomendo ZAP. E sou Lu Ain-Zaila, não me escondo, banco minhas palavras porque é assim que adultos fazem quando querem ser levados a sério. Fica a dica.

      Excluir
  2. Pode dar-nos o conceito de "povo negro", por favor? Por outro lado, já é sabido e provado cientificamente que não existem diversas raças humanas, mas apenas uma. O conceito de raça foi uma criação "ocidental" para, sim, diminuir a importância de outros povos que não os europeus que colonizaram outros continetes e outros povos. Ao usarmos estes conceitos (raça negra, raça braca, etc.) estamos justamente a difundir e a validar essas teorias racistas e coloniais, as mesmas que nos fizeram mal e nos segregaram. Enfim... O ser humano e as suas contradições (desorientações) eternas.....

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas